Pilates
O Pilates é um método de exercício físico, criado por Joseph Pilates, que visa trabalhar a conexção entre o corpo e a mente, através de movimentos de força, flexibilidade e equilíbrio.
Ele trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).
O Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática. Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.
A técnica prioriza o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo, com o auxílio de acessórios, ou em equipamentos, como o “Reformer”, o “Cadillac” e a “Chair”.

“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.”
Joseph Pilates
Já dizia Joseph Pilates:
" Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem’’.
Pilates na Gestação
Aqui, as mamães grávidas também são bem vindas! Buscamos o bem-estar e a saúde das gestantes, bem como, tornar o momento da gestação prazeroso e sem dores. Por ser um método de exercícios de baixo impacto, o Pilates não provoca sobrecargas nas articulações das gestantes. Além disso, o Pilates possui alguns princípios que trazem muitos benefícios, como aumento da flexibilidade, fortalecimento muscular, consciência corporal, relaxamento e uma respiração mais adequada. O trabalho integrado de todos os princípios favorece o bom desenvolvimento da gestação, prevenindo dores e desconfortos e auxiliando no trabalho de parto.
Costumamos dizer que a “alma do método” é a centralização, onde os músculos do “core” e assoalho pélvico são sempre recrutados, garantindo o fortalecimento. Para a gestante isso faz toda a diferença, pois são músculos que irão sustentar melhor a coluna, já que o centro de gravidade se altera totalmente com o aumento da lordose lombar, minimizando as dores lombares comuns na gestação. O Pilates também vai evitar a incontinência urinária com o fortalecimento do períneo, e ajudar no trabalho de parto e na recuperação
Benefícios do Pilates e suas vertentes
-
Alonga, tonifica e define a musculatura sem exageros;
-
Melhora a postura;
-
Tonifica a musculatura profunda do abdômen;
-
Trabalha a percepção do corpo e da mente;
-
Previne e recupera lesões;
-
Reduz o “stress” e alivia as tensões;
-
Deixa sua coluna mais forte e flexível;
-
Melhora a área de movimento das articulações;
-
Melhora a circulação sanguínea;
-
Aumenta a coordenação e o equilíbrio;
-
Corrige sobrecargas e alinha os músculos;
-
Melhora a mobilidade e a agilidade;
-
Complementa o seu treino esportivo;
-
Melhora o visual de seu corpo e a sua auto-estima.
